.

.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

A pré-vida secreta do pensador

A Vida secreta de Erasmo não deveria [na verdade] se chamar assim. Este vídeo [transcrito em um excerto de artigo] permaneceu por um par de semanas ou pouco mais no Vimeo em abril de 2017. Isso [além, de uma transcrição no mais improvável dos lugares, o magazine juvenil berlinense Spreewild] permitiu que a história [por inverossímil que fosse] constasse logo na primeira seção do paper “Das Erbe des Erasmus” [A Harença de Erasmus] recentemente divulgado por mala postal pelo partido alemão de esquerda Die Linke.

O verdadeiro nome [se é que existe alguma verdade no que tal narrativa diz] seria A vida secreta antes do nascimento de Erasmo de Rotterdam. O quieto sábio do século XVI teve uma origem bem pouco quieta, sendo discutível se sábia. Seu pai Gerardo era celibatário, sua mãe Margarida Rogério era empregada dele. Caso clássico, que acontecia até nas casas de filósofos, ou talvez especialmente nelas.

A novidade do texto [e vídeo] é a descrição [em detalhes até excessivos] desde o primeiro sorriso de Gerardo, a segunda resposta de Margarita, o momento em que a própria atira longe a calcinha [ou coisa equivalente naquela época] até [com certo exagero] a exata centimetragem [não muito pequena, aliás] em que cada coxa da jovem se afastou da outra no momento decisivo.

O estudo especula se o pensador humanista chegou a saber desses detalhes de sua origem. Talvez sim [especula] o que o teria [não sem horror] empurrado a ser frade. O que não deixa de ser uma hipótese plausível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário